Dies ist eine kostenlose Homepage erstellt mit hPage.com.

Mapeando as notas no violão e no teclado

Nesse vária, iremos mostrar como se localizam as 12 notas (C, C#, D, D#, E, F, F#, G, G#, A, A#, B) em alguns instrumentos. Vamos iniciar pelo teclado/ piano.

Notas no teclado

Nesse utensílio, as teclas pretas contêm as notas com modificações (sustenidos) e as teclas brancas contêm as demais notas. Observe embaixo:

No violão e guitarra, cada galão solta corresponde a uma determinada nota ( E, B, G, D, A, E, mutuamente da mais aguda para a mais dramático ). As demais notas estão distribuídas de acordo com o estamparia embaixo, no qual os números representam as casas do bravura:

Observe que no violão é um pouco complicado estudar no qual ficam todas as notas, porém isto se tornará mais fácil à providência que você for estudando os conteúdos aqui do site, uma vez que há vários atalhos que auxiliam na localização imediata ( julgar nos graus, acordes, escalas, etc.). Com o tempo, com certeza o bravura desse utensílio estará totalmente constrangido por você, não se preocupe.

Em nosso canal do Youtube, nós estamos constantemente postando vídeos com aulas completas sobre especulação sonante, dicas exclusivas, etc. Inscreva-se para acompanhar.

Ir para: Módulo 2

Escalas musicais

O que são escalas musicais?

Escalas musicais são sequências ordenadas de notas. Por exemplo: piedade, ré, mi, fá, luz, lá, si, piedade …repetindo este ciclo. Nessa escala, começou-se com a nota piedade e foi-se conduzindo-se uma sequência bem definida de intervalos até o retorno para a nota piedade de novo. Essa sequência de distâncias foi: tensão, tensão, semitom, tensão, tensão, tensão, semitom…repetindo o ciclo.

 

Grandeza maior

Essa escala que mostramos é tragada de “ grandeza maior ”. Poderíamos usar essa mesma sequência ( grandeza maior ) começando de uma nota que não fosse piedade, por exemplo, luz. A escala por isso seria luz, lá, si, piedade, ré, mi, fá#, luz … Note como a mesma coerência foi seguida ( tensão, tensão, semitom, tensão, tensão, tensão, semitom).

No primeiro caso, formamos a escala maior de piedade. No de acordo com caso, a escala maior de luz.

Conduzindo-se a mesma coerência podemos montar a escala maior de todas as 12 notas que conhecemos. Faça isto como treino e em seguida confira embaixo. Mostraremos a escala maior das 7 notas básicas:

Assista o vídeo embaixo sobre escalas musicais, direto do canal Descomplicando a Música no Youtube (inscreva-se aqui para acompanhar todas as aulas), em seguida continue lendo este texto para complementar o assunto:

Grandeza menor

A tragada “ grandeza menor ” é formada por meio da posterior sequência: tensão, semitom, tensão, tensão, semitom, tensão, tensão …repetindo o ciclo.

Vamos desenvolver por isso a grandeza de piedade menor. Você já é capaz de desenvolver essa escala. Basta seguir essa sequência conhecida começando pela nota piedade. Encontra-se dessa maneira:

piedade, ré, ré#, fá, luz, luz #, lá#, piedade … repetindo o ciclo.

As notas ré#, luz # e lá# equivalem, mutuamente, a mib, láb e sib. Poderíamos reescrever por isso a sequência acima como:

piedade, ré, mib, fá, luz, láb, sib, piedade.

Note que a escala é impreterivelmente a mesma; a única diferença é que antes ela aparecia hábito com sustenidos (#), e agora ela foi hábito com as modificações bemóis (b). Frequentemente a escala menor de piedade é hábito da segunda maneira e não da primeira. Por quê? Apenas visto que lhe todas as 7 notas apareceram (com ou sem modificações – sustenidos/bemóis). No primeiro caso, a nota si não apresenta-se. Isto renovação alguma coisa? Faz diferença? Não. Porém nas literaturas você certamente vai obter a segunda descrição, pelo razão relatado.

Na verdade, a preferência pela segunda descrição possui um intuito mais interessante, uma vez que favorece a recomendação das utilidades harmônicas, porém não se preocupe com isto agora.

Confira por isso as digitações ( em partitura e tablatura) da escala maior e da escala menor de Piedade:

Obs: No bravura do violão / guitarra, para se conquistar a escala de outra nota ( além da nota “ piedade ” que mostramos), basta desviar este mesmo estamparia para a nota que se quer. Experimente examinar fazendo este mesmo estamparia ( mesmo shape) da escala maior de piedade retirando-se da nota Ré. Em seguida confira as notas geradas comparando com a relação que mostramos antigamente.

Isto é excelente, não? Significa que apenas precisamos estudar um estamparia para cada escala! No teclado, não possuimos este oportunidade. No entanto, o teclado apresenta outras inúmeras benefícios facilitadoras. Cada utensílio possui seus prós e contras!

Qual o razão das escalas musicais serem chamadas de maiores e mais baixos?

Essa explicação pode ser encontrada em nossa apostila completa de especulação sonante. Essa passagem que você está lendo é um texto parcial.

Escalas naturais

Essa explicação pode ser encontrada em nossa apostila completa de especulação sonante. Essa passagem que você está lendo é um texto parcial.

Grandeza diatônica

Essa explicação pode ser encontrada em nossa apostila completa de especulação sonante. Essa passagem que você está lendo é um texto parcial.

Para que servem as escalas musicais

Okay, tudo bastante legal, bastante belo, porém com que objetivo serve cada escala?? no qual elas são usadas?! Meu colega, é aí que mora o chave! Isto ninguém fala. Você vai obter textos em livros e na internet desvendando muitas escalas, porém duvido que indivíduo explique no qual adaptar cada uma.

Felizmente, você está no lugar certamente! Organizamos todos os conteúdos aqui do site de forma que você consiga ter toda a base essencial para deslanchar este assunto.

Falaremos de cada escala sonante especialmente desvendando como aplicá-las e tudo o mais. Estes segredos não são revelados dessa maneira de bandeja em lugar um, porém aqui no Descomplicando a Música você vai exercitar tudo o que necessita.

Quer dizer, mesmo pagando caro por aí, penosamente você encontraria material de qualidade sobre este assunto. Acredite. Não é à toa que tão poucos músicos sabem especulação sonante de verdade. Nossos materiais foram construídos para desapossar essa dificuldade. Aproveite e ajude-nos a aumentar cada vez mais fazendo sua análise sobre os conteúdos, inscrevendo-se em nosso canal e divulgando para seus colegas. Para nosso site crescer e ser também mais benéfico, precisamos do seu ajuda para tocar violão!

 

Dies ist eine kostenlose Homepage erstellt mit hPage.com.